in

Existem duas velocidades do som em Marte

As primeiras gravações de áudio de Marte revelam um planeta tranquilo, onde o som circula lentamente e em duas velocidades diferentes, de acordo com um artigo publicado sexta-feira na revista Nature .

A surpreendente paisagem acústica do planeta vermelho está sendo revelada aos poucos pelos microfones do robô Perseverance, que circula há pouco mais de um ano em sua superfície.

Os primeiros sons foram registrados assim que o rover começou a andar. Sob o som estridente do veículo, uma rajada de vento podia ser claramente percebida.

O principal autor do estudo publicado na Nature, Sylvestre Maurice, corresponsável pela SuperCam instalada no robô, garante que as análises mostram uma turbulência até então desconhecida.

Mas o planeta vermelho tinha surpresas mais importantes reservadas, como o fato de que a frequência dos sons agudos e dos sons graves viajam em velocidades diferentes.

A equipe de Maurice usou registros do pequeno helicóptero Ingenuity, que acompanha o Perseverance, e resultados auditivos de disparos de laser em rochas para sondar sua composição química.

Os resultados confirmaram pela primeira vez que a velocidade do som é mais lenta em Marte, a 240m por segundo, em comparação com 340m na ​​Terra.

Era esperado, já que a atmosfera de Marte contém 95% de dióxido de carbono, em comparação com 0,04% na Terra. A atmosfera de Marte faz com que o som seja abafado, na ordem de cerca de 20 decibéis, em relação ao nosso planeta, indicou o estudo.

O que isso quer dizer?

Alguns sons que estamos acostumados na Terra, como assobios, sinos ou canto de pássaros, seriam quase inaudíveis em Marte.

Os agudos se perdem muito rapidamente, mesmo de perto. Isso implica dizer que “uma conversa entre duas pessoas seria difícil, mesmo a cinco metros de distância”, explicou o Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica ao comentar o artigo.

“Na Terra, os sons de uma orquestra chegam até você ao mesmo tempo, sejam eles graves ou agudos. Em Marte, se você estiver um pouco longe da cena (…) a diferença de fase pode ser fenomenal.”

Como você ouve uma música em Marte?

A NASA criou uma página web com a qual é possível comparar o mesmo som e como seria ouvido na Terra ou no planeta vermelho. Por exemplo, você pode dizer a diferença entre ouvir o som de um pássaro ambiente na Terra ou em Marte, onde é quase imperceptível.

O som de um caminhão dando ré é ouvido em Marte, mas bem baixinho. Outra opção dada pela NASA é ouvir ‘Claro de Luna’, de Claude Debussy. Esta música seria apreciada em Marte, embora com um som mais baixo do que na Terra.